Gestão de FAP e os impactos do e Social na SST será tema em seminário do Sinduscon-NH

Gestão de FAP e os impactos do e Social na SST será tema em seminário do Sinduscon-NH

16/11/2017

A palestra sobre "Gestão de FAP e os impactos do e Social na SST" fará parte do 3º Seminário de Gestão de Pessoas e Segurança do Trabalho, e será apresentada pelo médico do trabalho e especialista em Saúde do Trabalhador, em Ergonomia, em Gestão da Saúde, Gustavo Nicolai, que atua no Departamento Nacional do SESI, em Brasília.

Impactos do eSocial na Saúde e Segurança do Trabalho será um dos temas abordados, trazendo informações do impacto sobre a gestão da empresa, em especial sobre a Segurança e da Saúde do Trabalhador. Traz também a recém lançada Cartilha eSocial do Sistema Indústria.

Outro tema a ser abordado nesta palestra é Custos com os Afastamentos Previdenciários, tendo como relevante a análise do impacto financeiro na contribuição variável do Grau de Incidência de Incapacidade Laborativa por Riscos Ambientais do Trabalho - GIIL-RAT, provocado pelo Fator Acidentário de Prevenção - FAP, que considera a sinistralidade da empresa em relação aos afastamentos previdenciários do tipo acidentários gerados pela empresa nos anos anteriores. Compreender, em especial, o desfecho final desses afastamentos acidentários e o custo de cada um desses sinistros, ajuda na tomada de decisão. Faz com que saúde e segurança não necessariamente representem gasto, reforçando estratégias efetivas de prevenção e reabilitação precoce, explica Nicolai.

O 3º Seminário de Gestão de Pessoas e Segurança do Trabalho tem apoio da FIERGS, ABRH-RS, Feevale, Sinduscon-RS, Sinduscom Vales e SinmaqSinos e patrocínio do Laboratório Exame e Bomalú.

O evento acontecerá no dia 21 de novembro, das 13h30 às 17h30, na sede do SESI-NH, rua Guia Lopes, 3146.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail atendimento@sinduscon-nh.org.br.  No dia do evento, o participante poderá doar 1 kg de alimento não perecível ao Banco de Alimentos.

PROGRAMA

13h30 – Abertura

13h45 – Palestra: A contribuição da comunicação interna para o engajamento dos colaboradores

Palestrantes: Alessandra Becker e Fabiana Becker da FALE Consultoras em Endomarketing

14h45 – Coffee break

15h     - Case MRV: Boas Práticas em Sustentabilidade e Segurança do Trabalho

Palestrante: José Luiz Esteves da Fonseca.

16h     - Palestra: Gestão de FAP e os impactos do e Social na SST

Palestrante: Gustavo Nicolai do SESI Departamento Nacional - Brasília

17h30 – Encerramento

 

SOBRE OS PALESTRANTES

- Fabiana Becker e Alessandra Becker são sócias da FALE Consultoras. São graduadas em Relações Públicas pela UFRGS com vasta atuação em empresas como RBS, Lojas Colombo, Madison Inteligência em Marketing entre outras. Possuem mais de 15 anos na área de Endomarketing e Comunicação Interna.

- José Fonseca é engenheiro civil, engenheiro de segurança do trabalho, engenheiro de resíduos sólidos e gestão ambiental. Possui diversos cursos em instituições de ensino internacionais. Atualmente é o Gestor Executivo de SSMA – (Segurança do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente), Sustentabilidade, DAE – (Departamento de Apoio ao Empregado) e Qualidade da MRV Engenharia e Construções S.A., coordenando uma equipe, com mais de 600 colaboradores. Gestão de aproximadamente 22 mil vidas, 203 canteiros de obra em 148 cidades de 22 estados e DF.

- Gustavo Nicolai atua no Departamento Nacional do SESI – DF. É médico do Trabalho com ênfase em Liderança de Equipes de Saúde e Segurança e Gestão de Custos com Saúde e Segurança. É especialista em Desenvolvimento Industrial da Unidade de Qualidade de Vida - SESI/DN, Especialista em Saúde do Trabalhador, Especialista em Gestão de Saúde e Especialista em Ergonomia.