A Ásia também mantém a liderança no consumo de calçados, respondendo por mais da metade (53,2%), seguido por América do Norte (15,9%) e Europa (14,9%).
O consumo per capita de calçado a nível mundial varia de 1,4 par na África a 5,9 pares na América do Norte.
A China segue sendo o principal consumidor de calçados, não obstante a sua participação para o total global tenha caído para 17,9%. O consumo nos Estados Unidos teve notável aumento de 12,7% no ano passado, recuperando a 2ª posição no consumo, ultrapassando a Índia, o país mais populoso do mundo.
A União Europeia, quando considerada como uma única região, representa o quarto maior mercado, com um consumo de 2 347 milhões de pares em 2022.
Exportações
As exportações de calçados registraram crescimento de 9% em 2022, atingindo um total de 15 bilhões de pares. O que representa um volume acima dos níveis pré-pandemia, mas ainda abaixo do recorde de 2014 (15,7 bilhões de pares). Em valor, as vendas externas somam US$ 175 bilhões, aumento de 16,1% em relação a 2021. Na última década, o incremento foi de 42,9%.
Embora a maior parte das exportações (volume) de calçado sejam originárias de países asiáticos, esse percentual caiu ligeiramente na última década: de 85,3% para 83,9%. Por outro lado, a participação das exportações dos países europeus aumentou de 11,4% para 13,2%.
A China destaca-se como origem de mais de 60% das exportações totais. No entanto, a sua participação caiu mais de 10 pontos percentuais na última década. Por outro lado, o Vietnã aumentou sua presença de 2% para quase 10% nas exportações globais.
Preço médio
O preço médio do calçado exportado atingiu US$ 11,54 o par em 2022, representando aumento de 6,5% em relação a 2021. Na última década, o crescimento chegou a 38,2%.
