América Latina enfrenta crescente incerteza com Trump
- abrameq
- 5 de mar.
- 1 min de leitura
Em meio a anúncios de tarifas comercias, retaliações e deportações em massa dos Estados Unidos, os países da América Latina enfrentam crescentes incertezas externas em 2025, alertou a agência de classificação de risco Fitch. E para complicar, os países da região estão com alcance limitado para responder com estímulos fiscais e monetários.
“Ameaças de tarifas dos EUA e políticas de imigração apresentam riscos ao crescimento da América Latina”, ressalta relatório da Fitch. Dólar mais forte e juros elevados nos EUA por mais tempo devem elevar os custos de empréstimos para governos e empresas da região, além de poder pressionar as moedas e fazer os bancos centrais ficarem mais cautelosos.
Esse quadro de aumento de incertezas externas e alta dos encargos da dívida em determinados países pode causar um “acúmulo de pressões de crédito negativas”, embora a maioria das perspectivas de classificação atualmente seja “estável”, como a do Brasil, ressalta a Fitch. Dos países da região, cinco têm perspectivas “positivas” para o rating – Aruba, Costa Rica, República Dominicana, Guatemala e Jamaica.
InfoMoney

Comments