Aplicativo de realidade aumentada ajuda a Volvo a explorar a produtividade

A gigante automotiva Volvo está descobrindo que o design de células robóticas pode ser tão fácil quanto pegar o telefone, graças ao RobotStudio Augmented Reality viewer da ABB, que foi adicionado ao software de programação offline RobotStudio em PC da ABB. O aplicativo para smartphone usa a tecnologia de Realidade Aumentada (AR) para sobrepor designs de modelos criados no RobotStudio em um ambiente de produção da vida real, permitindo que os usuários entendam melhor o tamanho e a escala de um robô ou célula robótica e como ele pode ser adaptado ali ou nas estruturas existentes.

Na fábrica da Volvo em Curitiba, no sudeste do Brasil, as equipes de engenharia têm usado o aplicativo para acelerar o processo de design e melhorar a colaboração entre os membros da equipe. O uso da animação sobreposta para virtualizar e simular a operação do robô ajudou o pessoal a identificar problemas como cabos e componentes que podem precisar de testes adicionais e alterações de design, que podem ser feitas facilmente no software RobotStudio baseado em PC. Para áreas com pouquíssimo espaço para implementar novos equipamentos, como nas instalações da oficina de pintura da Volvo, o aplicativo ajudou os engenheiros a otimizar o projeto da célula com base no espaço disponível e em outros fatores, como parte da segurança.

Os projetos de células robóticas podem ser altamente complexos e nem sempre é óbvio a partir de esquemas e desenhos como o equipamento ficará instalado fisicamente. O aplicativo RobotStudio AR permite que os usuários visualizem a instalação como ela seria na vida real, permitindo que os usuários tenham uma ideia mais completa do tamanho e da escala de um projeto proposto e vejam uma versão animada da célula em ação.

Um recurso de linha do tempo permite verificar o tempo do ciclo e ir rapidamente para um determinado ponto do processo, abrindo novas possibilidades para melhorar o desempenho ou identificar possíveis problemas. O aplicativo pode dimensionar e girar modelos para auxiliar no design da célula e encontrar a melhor configuração para a instalação da célula física.


Ind4.0