top of page

Bancos disponibilizam diversas linhas de crédito às indústrias

As indústrias gaúchas têm à disposição diversas linhas de crédito para financiar projetos de expansão física, aquisição de máquinas e equipamentos, inovação e eficiência energética. Os recursos são originários do BNDES e da Finep, em sua maioria, e destinam-se tanto a pequenas e médias quanto para grandes empresas.


As opções disponíveis foram apresentadas por gestores de quatro instituições bancárias gaúchas em evento promovido pela ACI e ABRAMEQ nesta terça-feira, 22, que recebeu cerca de 80 profissionais ligados a empresas da região.


Na abertura, o presidente da ACI, Diogo Leuck, destacou que o evento decorre de articulação feita pela entidade junto ao secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo, por ocasião de sua palestra no Prato Principal de junho, para criação de uma linha de financiamento para negócios na Fimec 2024, que deve ser anunciada em breve pelo Badesul. Com o apoio de Polo, o BRDE e o Banrisul também somaram-se à iniciativa, assim como a Sicredi Pioneira, possibilitando a realização do evento desta terça-feira. “Linhas de crédito 100% subsidiadas são fundamentais para a compra de máquinas e equipamentos e a reindustrialização desse setor tão importante para a economia gaúcha, que é a cadeia produtiva do calçado”, disse Leuck.


Para o vice-presidente da ABRAMEQ, André da Rocha, o excesso de burocracia por vezes atrapalhou o acesso ao crédito, mas as empresas vêm desenvolvendo projetos cada vez melhores para apresentação aos seus parceiros financeiros. “Qualificação industrial gera aumento de produtividade e torna as empresas mais competitivas”, destacou.


O presidente da Fenac, promotora da Fimec, Márcio Jung, disse que o setor de máquinas e equipamentos para couro e calçados é mais forte no RS do que em outros estados, o que justifica o apoio do governo estadual para que as empresas possam produzir e vender mais, inclusive na Fimec, cuja próxima edição ocorre de 12 a 14 de março, em Novo Hamburgo.


Os palestrantes do evento desta terça-feira foram Alexander Leitzke, gerente de planejamento do BRDE no RS, Caren Jacques da Silva, coordenadora de ciclo de crédito da Sicredi Pioneira, Éder Silveira, assistente especial do Badesul Desenvolvimento, e Tiago Fernandes, gerente-executivo da Unidade de Produtos de Desenvolvimento e Microcrédito do Banrisul.


Veja as principais opções ofertadas por cada instituição através deste link: https://bit.ly/3qyZcsp


Comunicação ACI




Comments


bottom of page