top of page

Brasil bate recorde na produção de eletricidade a partir de fontes renováveis

A presença em abundância de recursos naturais coloca o Brasil em posição vantajosa na produção de energia elétrica renovável. De acordo com levantamento feito pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, de toda a energia produzida em 2023 no país, 93,1% foi proveniente desse tipo de fonte, um recorde histórico.


O índice de emissão de carbono também foi menor. Em 2023, o Brasil atingiu a menor taxa dos últimos 11 anos, de acordo com o Sistema Interligado Nacional. A produção foi de 38,5 kg de dióxido de carbono, o CO2, por megawatt/hora (MWh) gerado.


Para a CNI, o uso de energia renovável está entre as vantagens estratégicas para a indústria brasileira. Matrizes renováveis apresentam menor impacto ambiental e também são mais econômicas, refletindo no preço final da produção. Uma matriz diversificada também é um diferencial, como destaca Roberto Muniz, diretor de Relações Institucionais da CNI.


“O Brasil se encontra na vanguarda da transição energética, com elevada participação de fontes renováveis na matriz energética, e segue em uma trajetória sustentável, ampliando e diversificando, cada vez mais, o uso dessas fontes renováveis”, afirma.


Portal da Indústria



Comments


bottom of page