Calçadista reabre fábrica no Rio Grande do Sul

A Calçados Jacob (Novo Hamburgo/RS) vai reabrir uma fábrica em Maratá/RS, que havia sido fechada em novembro de 2020. A fabricante da marca Kildare reativa nos próximos dias a unidade, um imóvel próprio com quatro pavilhões localizados no Centro da cidade do Vale do Caí, retomando as atividades nas áreas de corte e costura. Inicialmente, 60 empregos estão sendo reabertos.

"A Calçados Jacob está motivada e entusiasmada com a reativação da planta de Maratá, que ficou um breve período hibernando. O desejo de retomada sempre esteve presente na empresa e na comunidade", destaca o gerente industrial da calçadista, Marcos Alberto Susin.

Entre os incentivos para a retomada em Maratá está a isenção de impostos municipais como o IPTU. Enquanto os pavilhões estiveram inativos, a prefeitura de Maratá fez uma parceria com a calçadista para locação de parte da estrutura para um atelier. Com a retomada das atividades da fábrica de calçados, a empresa, que gera 30 empregos diretos e produz bolsas para a marca Rafitthy (Campo Bom/RS), será realocada em outro imóvel.

A primeira operação da Jacob em Maratá/RS começou em 25 de agosto de 1997, chegando a gerar 400 empregos diretos e atingindo faturamento de R$ 30 milhões. Quando encerrou as atividades em 2020, a empresa faturava R$ 3 milhões.

Jornal Exclusivo