Com 73 anos de história, a Calçados Bibi intensifica a presença da marca no exterior. A primeira indústria de calçados voltada ao público infantil do Brasil começou a exportar a produção ainda na década de 1970. Nos anos 1990, a marca e o design Bibi ultrapassaram as fronteiras. Atuando também com lojas multimarcas, a Bibi está presente hoje em praticamente todas as grandes cidades do País e nos principais estados. Andrea Kohlrausch, presidente da Calçados Bibi, conta que a calçadista quer levar as operações a mais países por meio das franquias, modelo iniciado há 14 anos. Além das unidades fabris na cidade gaúcha de Parobé e em Cruz das Almas (BA), a calçadista tem hoje 154 lojas franqueadas, 18 delas no exterior.
Andrea Kohlrausch observa que “exportamos para mais de 60 países em todos os continentes, mas o foco para levar a marca é para América Latina e Portugal. Hoje estamos no Peru, Equador, Guatemala e Chile. Brinco que a marca está numa 'quarta' fase de internacionalização, porque na década de 1970 exportávamos private labels, nós éramos comprados, o pessoal vinha aqui e 'pode fazer com essa marca, com esse preço'. Na década de 1990 começamos a exportar a nossa marca e design”.
Jornal do Comércio
