top of page

Como será a indústria daqui a 10 anos

Com o objetivo de definir diretrizes para tornar a indústria brasileira mais competitiva, inovadora, global e sustentável, está em elaboração o Mapa Estratégico da Indústria 2023-2033, estudo que apontará uma agenda para o desenvolvimento do setor e do Brasil na próxima década, e que deverá ser concluído no segundo semestre do próximo ano. O projeto começou a ser construído pelos empresários do setor industrial durante o Encontro Nacional da Indústria (Enai), realizado no final de junho. O ponto de partida é a última edição do documento, lançada em 2013, revisada em 2018 e válida até o final de 2022.

Dos 73 indicadores que constam do texto atual, 56% caminham para alcançar ou já atingiram as metas estabelecidas. Em comparação com o início de 2018, o número de indicadores que mais se aproximavam da respectiva meta passou de 30 para 40. Os itens que o fazem em uma velocidade suficiente para alcançar os objetivos ainda em 2022 passaram de oito para 17.

Apesar da evolução, é preciso intensificar os esforços em prol da competitividade, pois a maioria dos índices avança rumo ao cumprimento das metas em velocidade menor que a necessária para alcançá-las até o final deste ano, conforme avaliação da CNI.


Portal da Indústria





Comments


bottom of page