Conheça os benefícios do Metaverso na indústria

Definido como um mundo virtual imersivo e compartilhado, que pretende replicar a realidade por meio de dispositivos digitais, o Metaverso é uma espécie de nova camada da realidade construída por meio de diversas tecnologias, como realidade virtual, realidade aumentada, hologramas, gêmeos digitais e outros.

Em uma pesquisa online representativa junto com a Annalect, a OMD Alemanha – maior rede de mídia a nível mundial, com mais de 13 mil colaboradores em mais de 100 países – examinou o interesse e o uso do tópico de tendência ‘Metaverso’ pelos cidadãos alemães. De acordo com os resultados do estudo, o potencial para o tema na Alemanha é surpreendentemente grande, no total, 61% dos pesquisados ​​usam ou estão interessados ​​em Metaverso, outros 12% querem experimentar um mundo virtual em breve e 27% podem imaginar usá-lo.

Embora o Metaverso esteja mais associado ao entretenimento e repensado como uma ferramenta de interação social, seu papel na indústria pode gerar benefícios inimagináveis. Uma dessas possibilidades é a criação e interação com o Digital Twin (Gêmeo Digital), tecnologia que simula toda a linha de produção com precisão, garantindo melhor aproveitamento dos ativos, manutenção preditiva de máquinas e equipamentos e redução de riscos de acidente de trabalho.

Como a simulação do Digital Twin é realizada em um ambiente virtual, todos os detalhes do universo físico, como especificações das máquinas e dados técnicos são copiados com exatidão para o software, criando uma integração entre ambas as realidades. Além disso, permite que a linha de produção seja explorada detalhadamente pelos usuários, por meio da realidade virtual ou realidade aumentada.

Outra grande promessa do Metaverso é a possibilidade de profissionais de diferentes áreas e especialidades trabalharem remotamente em um mesmo ambiente virtual. Ferramentas digitais são extensivamente usadas para a colaboração remota em projetos complexos de engenharia, utilizando para isso ferramentas de modelagem 3D e de integração de dados.

Com o Metaverso, a colaboração virtual será levada a uma outra dimensão, permitindo realizar simulações de equipamentos e linhas inteiras, ainda em tempo de projeto. Por exemplo, será possível realizar o comissionamento virtual de uma planta, simulando de forma integrada todos os sistemas de engenharia, operações (como sistemas de automação e controle da planta) e TI (como o ERP) meses antes do comissionamento real, antecipando, assim, problemas que hoje só são percebidos e corrigidos na partida real das fábricas.


VDI Brasil