O avanço das apostas online, popularmente conhecidas como bets tem gerado preocupações para o governo brasileiro, do ponto de vista social, mas também para o setor varejista. Um estudo recente aponta que o consumo de bens e serviços, incluindo calçados, tem sido diretamente afetado pela crescente popularidade das apostas, com uma significativa parcela da renda dos brasileiros sendo direcionada para esse tipo de entretenimento.
Em 2023, o mercado de apostas online movimentou entre R$ 60 bilhões e R$ 100 bilhões, representando quase 1% do PIB do país, segundo dados da Strategy & Brasil, uma consultoria estratégica da PwC. A Strategy & Brasil estima que, do total movimentado pelas apostas, entre R$ 40 bilhões e R$ 50 bilhões deixaram de ser investidos em bens e serviços. Isso tem levado a uma preocupação crescente com o potencial aumento da inadimplência entre os consumidores brasileiros.
Outro levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) revelou que o segmento mais impactado pela preferência pelas apostas online foi o de acessórios, incluindo calçados, com 24% dos entrevistados admitindo ter reduzido suas compras desses itens para destinar mais recursos às apostas. Na sequência, vem vestuário (23%), itens de supermercado (19%) e viagens (19%).
O estudo da SBVC também apontou que a maioria dos apostadores pertence à classe C (54%), sendo predominantemente homens (58%) com idades entre 25 e 44 anos, concentrados nas regiões Sudeste (50%) e Nordeste (20%).
Estadão
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