top of page

Desafios para a Inovação no pós-pandemia

O rápido desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19, a popularização dos aplicativos de reuniões virtuais e as inovações digitais ajudaram os setores público e privado a gerenciar as sucessivas ondas da pandemia. Ferramentas de rastreamento de contatos e de diagnóstico, por exemplo, mostraram claramente como o investimento em inovação é fundamental, mas os desafios para estimulá-la nos próximos anos, quando a pandemia acabar, ainda são muitos.

Gianna Sagazio, diretora de Inovação da CNI, diz que a inovação é necessária como estratégia de desenvolvimento do país. “O grande desafio é, de fato, construir políticas integradas que alavanquem o desenvolvimento do país e, é claro, fortalecer a indústria, tornando-a mais produtiva e competitiva", resume. Para ela, não é possível priorizar a inovação se não houver financiamento.

Além da ampliação dos investimentos, os desafios incluem a melhoria na qualidade da educação, em especial com a atualização dos currículos dos cursos de Engenharia, e uma maior segurança jurídica, para estimular a ampliação de recursos privados tanto para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) quanto para inovação aberta, que ocorre quando uma empresa se abre à colaboração de pessoas e organizações externas, defende Gianna.

Saiba mais acessando: https://bit.ly/3vlT5HA


Portal da Indústria





bottom of page