Um relatório divulgado pela WFSGI, entidade que representa mundialmente o setor, mostra que este foi um ano “globalmente positivo” mas depois “as perspectivas econômicas escureceram”. Segundo a entidade, 2023 será marcado pelo nível de confiança do consumidor.
Juntamente com a consultoria McKinsey, a entidade produziu um relatório sobre o desempenho do setor no ano passado. O estudo foi feito globalmente, mas com atenção especial aos mercados da Europa e Estados Unidos.
De acordo com o documento, os primeiros seis meses foram “globalmente positivos” fruto da melhoria da confiança dos consumidores e do relaxamento das restrições em resultado da crise da Covid. Durante esse período, as empresas fizeram grandes pedidos para atender ao aumento da demanda do público e evitar os atrasos na cadeia de suprimentos ocorridos em 2021.
Mas as expectativas começaram a escurecer à medida que a inflação global levou os consumidores a serem mais conservadores em suas compras. Nesse cenário, a confiança do consumidor começou a se deteriorar com a queda das vendas e o acúmulo de estoques.
O relatório conclui que 2023 terá um ambiente econômico desafiador e a confiança do consumidor permanecerá moderada. Para enfrentar esse cenário, a federação recomenda que as empresas foquem na relevância da marca, sustentabilidade, nearshoring e investimento no setor.
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