Empreendedores gaúchos apostam no crescimento dos negócios em 2022

Estudo realizado pelo Sebrae/RS entre os dias 20 de dezembro e 24 de janeiro aponta otimismo dos empreendedores gaúchos para 2022. Segundo o levantamento, 65% das 2.608 pequenas empresas que responderam o levantamento da instituição creem na melhora do ramo de atividade e 53% no avanço da economia do Estado. Os dados são da 19ª edição da Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios na Crise, com nível de confiança de 95%.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/RS, André Vanoni de Godoy, a expectativa resulta de um "conjunto de circunstâncias" que cercam cada negócio em si, além do ambiente macroeconômico do Rio Grande do Sul.

"A expectativa é nutrida pela estimativa de melhoria na economia gaúcha, tendo em vista o recuo da pandemia, com o avanço da vacinação contra a Covid-19. Apesar do alto contágio que a variante Ômicron representa, seus efeitos são menos graves do que os que vivemos nos últimos anos", avalia Godoy. "Por conta disso, as restrições praticamente desapareceram, e as pessoas estão circulando mais, o que ajuda a movimentar os negócios através do consumo."


Jornal do Comércio