Os Indicadores Industriais, da CNI, mostram um bom desempenho dos índices relacionados ao mercado de trabalho em outubro de 2022 na comparação com setembro deste ano. A massa salarial da indústria de transformação subiu 1% e o rendimento médio aumentou 0,8% de um mês para o outro. Os dois indicadores sobem há cinco meses seguidos.
O emprego industrial também registrou alta de 0,3% no período, após dois meses de recuo. A alta reverteu a queda de 0,3% em setembro de 2022. De acordo com o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, na comparação com outubro de 2021, o emprego cresceu 1%. No entanto, explica Azevedo, começa a apresentar sinais de acomodação um ano e três meses depois de ter iniciado uma alta consistente.
Entre os índices relacionados a atividade industrial, o faturamento real da indústria de transformação cresceu 0,3% em relação a setembro, depois de recuar 0,5% em setembro. A alta não foi suficiente para reverter a queda anterior, mas, na comparação com outubro de 2021, o faturamento cresceu 10,6%.
Portal da Indústria
