top of page

Empresários do Ceará voltam com fábrica de calçados premium

Atualizado: 1 de jul.

Dois irmãos cearenses, Hugo e Guilherme Quinderé, resolveram investir em seu estado natal, reforçando o setor calçadista que é o segundo maior polo do Brasil, atrás apenas do Rio Grande do Sul. Será em Baturité, distante 96 quilômetros de Fortaleza, que funcionará a fábrica da JEF Calçados, gerando 300 empregos diretos. “Temos há 10 anos uma fábrica em São Paulo e queríamos fazer essa reapropriação da fábrica para o Ceará”, declarou o sócio-proprietário Guilherme Quinderé. A decisão foi comemorada pelo governador Elmano de Freitas, que fez o anúncio oficial na quarta-feira (26).


A nova unidade da JEF Calçados marca o segundo anúncio do setor em uma semana no Ceará. No último dia 18 de junho, a empresa Sugar Shoes comunicou a instalação de uma fábrica em Pedra Branca, no Sertão Central, com expectativa de gerar 100 empregos diretos até o fim de 2025. As duas iniciativas sinalizam uma tendência clara de interiorização da indústria calçadista, com foco na descentralização da produção e no aproveitamento de arranjos produtivos locais.


Criada em 2007 como loja multimarcas, a JEF passou por um reposicionamento estratégico em 2013, transformando-se em marca própria, com fábrica em Ribeirão Preto (SP). Em 2018, iniciou a expansão nacional por meio de franquias, abrindo a primeira loja no Shopping Iguatemi de Brasília. Hoje, a empresa mantém dez lojas em sete estados.


Segundo Guilherme Quinderé, a escolha por Baturité levou em conta fatores como infraestrutura logística, disponibilidade de mão de obra qualificada e a experiência acumulada do Ceará na cadeia de calçados. “O arranjo produtivo e o histórico da produção de calçados dentro do Ceará nos motivaram ainda mais a trazer a JEF Calçados pra cá”, destacou.


Em 2024, o Ceará foi responsável por 24,3% da produção de calçados do Brasil, com cerca de 69 mil empregos formais no setor, de acordo com a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). No mesmo ano, o estado exportou US$ 199,3 milhões em calçados, equivalendo a 20,4% das exportações nacionais. Em janeiro de 2025, as exportações atingiram 5 milhões de pares, com receita de US$ 27,4 milhões — alta de 34,8% em relação ao mesmo mês de 2024.


Movimento Econômico


 
 
 

Comentários


bottom of page