A capacidade e a velocidade de migração para modelos de produção mais verdes serão determinantes para o sucesso de qualquer estratégia de desenvolvimento industrial, setor intensivo em energia. Neste ponto, o Brasil tem vantagens claras e precisa saber aproveitá-las para alavancar os resultados da política industrial.
É o que defendem duas das maiores especialistas e estudiosas em política industrial da atualidade: Carlota Perez, professora do Institute for Innovation and Public Purpose (IPP) da University College London; e Réka Juhász, docente da Vancouver School of Economics da Universitu of British Columbia.
Para Réka, as políticas industriais de sucesso funcionam de forma integrada, como é o caso das políticas verdes. "Elas não estão focando em um setor específico, mas em vários ao mesmo tempo, como a de descarbonização, que estará presente em todos os setores ao mesmo tempo", explica a especialista. Carlota lembrou que a América Latina tem vantagens em relação à transição energética pela abundância de recursos para a produção de energias renováveis. De acordo com ela, demonstrar essa capacidade, atrai investimento estrangeiro.
Portal da Indústria
Comentarios