O principal destino do calçado brasileiro no exterior segue sendo os Estados Unidos. Entre janeiro e outubro, foram embarcados para lá 8,32 milhões de pares, que geraram US$ 179,9 milhões em divisas.
Os resultados são inferiores tanto em volume (3,5%) quanto em receita (5,9%) em relação ao mesmo intervalo de 2023.
No recorte do mês de outubro, os embarques somaram 631,66 mil pares e US$ 14,8 milhões, quedas de 12% e 14%, respectivamente, ante o mesmo mês do ano passado.
O segundo destino do produto verde-amarelo no exterior é a Argentina, que entre janeiro e outubro importou 10,74 milhões de pares por US$ 177,5 milhões, quedas tanto em volume (16,7%) quanto em receita (12,5%) em relação ao mesmo intervalo do ano passado.
No recorte de outubro, as exportações de calçados brasileiros para lá registraram 1,76 milhão de pares e US$ 23,23 milhões, altas de 57% e 32,3%, respectivamente, ante o mesmo período de 2023.
“Na Argentina, embora exista uma leve melhora na economia interna, temos um quadro bastante instável, pois percebemos um avanço do calçado asiático em detrimento do produto brasileiro”, comenta Haroldo Ferreira, presidente da Abicalçados.
Jornal da Franca
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