Fórum CICB de Sustentabilidade discute Avaliação de Ciclo de Vida (ACV)
- abrameq
- 20 de mar.
- 1 min de leitura
Na quarta-feira (19), a 48ª Fimec também recebeu o Fórum CICB de Sustentabilidade. Realizado pelo projeto Brazilian Leather, uma parceria entre o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o encontro debateu a Avaliação de Ciclo de Vida (ACV).
Tendência no Brasil, a ferramenta mede os impactos ambientais de um produto ou processo, desde a obtenção de matérias-primas até sua ressignificação. No setor de couros, esse movimento já influencia clientes da indústria calçadista, de móveis e automotiva.
A gerente de projetos da Brazilian Leather, Letícia Luft, explica que a ACV tem sido cada vez mais demandada por clientes do segmento. “Como estamos dentro de uma cadeia complexa e ampla, essa é uma demanda crescente no setor”, afirma. O Fórum apresentou cases de empresas que já implementam a ACV na indústria, discutindo desafios e oportunidades. “Neste momento em que a sustentabilidade é tão valorizada, a avaliação de ciclo de vida se torna essencial para a rastreabilidade, aprimoramento contínuo e melhores práticas”, conclui.
Comunicação da Fimec

Comments