top of page

Feira Zero+ tem lançamento na Assembleia Legislativa do RS

A 15ª edição da feira calçadista Zero+ – programada para o período de 17 a 19 de novembro –, contou, nesta quarta-feira (8), com um ato de lançamento oficial no salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), em Porto Alegre/RS. A ação foi promovida pela Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista na ALRS. Após 14 anos e 14 edições em Gramado/RS, a mostra de calçados passa a ocorrer na Fenac, em Novo Hamburgo/RS.


O deputado e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista na ALRS, Joel Wilhelm (PP), destaca que o ato de lançamento “é muito mais do que uma apresentação, é um ato de valorização” da indústria de calçados. “É um momento bastante importante, de valorização do setor (calçadista). A Zero+ está indo para a ‘Capital Nacional do Calçado’ (Novo Hamburgo/RS). Acredito que seja uma retomada. É importante estarmos ainda mais próximos da nossa indústria, indústria esta que nosso Estado possui 1.792 CNPJs (Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas) produzindo calçados, tanto no Vale do Sinos quanto no Vale do Paranhana, gerando 100 mil empregos diretos, sem contar os indiretos e os terceirizados, podendo chegar a 300 mil pessoas. Precisamos, cada vez mais, valorizar o nosso setor e mostrar a importância para a nossa economia”, afirma o parlamentar.


O presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas (SICTC), Márcio Port dos Santos, considera o ato de lançamento oficial da feira Zero+ na ALRS como “momento muito importante”. “Conseguimos unir todas as entidades representativas do calçado gaúcho. Um momento muito importante em que a Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista, junto ao governo do Rio Grande do Sul, fez esta mobilização para o lançamento oficial da feira Zero+. É um ato que mostra que o poder público juntamente com o privado está trabalhando em prol da recuperação e do posicionamento do calçado gaúcho no cenário nacional. É muito importante esta valorização que a gente está dando para as feiras gaúchas. Nós somos o berço nacional do calçado. É um momento feliz, que mostra que todos os setores envolvidos na cadeia produtiva do calçado estão mobilizados em prol de um objetivo comum. Nada melhor do que estarmos na ‘casa do povo’ fazendo este lançamento oficial. É gratificante para quem fez parte deste movimento desde o início poder estar lançando a feira na ALRS”, comenta.


O diretor-presidente interino da Fenac, Marlos Schmidt, observa que, para o centro hamburguense de feiras e eventos “é um momento especial receber a Zero+”. “Faz muito sentido para Novo Hamburgo, faz muito sentido para o cluster calçadista aqui do Rio Grande do Sul receber uma feira extraordinária como esta, tanto para os expositores quanto para os visitantes. A gente conta conta com forte apoio dos sindicatos, é um momento especial por isso também. É histórico. Os onze sindicatos da indústria de calçados do Rio Grande do Sul estão mobilizados para fazer desta feira um marco na nossa história. É o retorno de uma feira B2B para Novo Hamburgo após 22 anos”, salienta Marlos.


Na avaliação do presidente do Sindicato da Indústria de Calçados do Rio Grande do Sul, Renato Klein, a realização da Zero+ em Novo Hamburgo é quase que “como um retorno às origens”. “A feira Zero+ surgiu de uma visão dos empresários, dos sindicatos, em parceria com a Merkator Feiras e Eventos para ter novamente em Novo Hamburgo uma feira de calçados. Todo o movimento do calçado no passado era na nossa região e Novo Hamburgo tinha a Fenac (Feira Nacional do Calçado) na época, uma feira internacional”, pontua.


O vice-presidente regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Tibúrcio Grings, corrobora com presidente do Sicergs de que a promoção da feira Zero+ na Fenac seja uma “volta às origens”. “Lembro-me muito bem daquelas feiras (Fenac), em que o Estado inteiro virava um centro de excelência. Aqueles períodos áureos do setor calçadista em que a Fenac fazia o diferencial, em que todo o setor se reunia e as vendas eram maravilhosas. Foi um momento em que o Estado e o País cresceram muito. E oxalá, com esse lançamento da feira Zero+, indo para Novo Hamburgo, que tenhamos parte do sucesso que a Fenac representou para o setor no passado. Fico feliz que todos os sindicatos (da indústria do calçado no Rio Grande do Sul) estão apoiando. E com o apoio da frente parlamentar que o setor realmente alcance todo o sucesso que o precisa e merece”, declara.


A diretora da Merkator Feiras e Eventos, Roberta Pletsch, se disse muito feliz com o lançamento da Zero+ na ALRS. “Acabamos de ter pela primeira vez o lançamento de uma de nossas, da Merkator, dentro da Assembleia Legislativa. Agradeço aos deputados Joel Wilhelm e Issur Koch (presidente e vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista na ALRS, respectivamente), aos 11 sindicatos da indústria calçadista no Rio Grande do Sul, à Fiergs, à ACI, aos expositores e à imprensa por todo o apoio. Foi realmente emocionante. A Merkator se sente realmente abraçada pelo setor coureiro-calçadista. Nada disso seria possível se não fosse toda essa união do setor por uma causa, que é a feira Zero+ em Novo Hamburgo e vender calçado”, afirma Roberta.


Jornal Exclusivo

Foto: Michel Pozzebon/GES-Especial
Foto: Michel Pozzebon/GES-Especial

 
 
 

Comentários


bottom of page