Governo espera privatizar porto de Santos e outros dois neste ano

Após a conclusão do leilão de privatização, ontem, da Codesa, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou que o governo já tem projetos engatilhados para passar outros três portos do país à iniciativa privada ainda neste ano.

Entre eles, está a aguardada privatização do Porto de Santos, o maior do Brasil e da América Latina, além dos portos de São Sebastião (SP) e de Itajaí (SC).

“A gente prevê fazer neste ano ainda a privatização do porto de Itajaí, de São Sebastião e do porto de Santos, que é um processo que está em andamento. Era necessário aprender com esse case do porto de Espírito Santo, que foi experiencia super bem sucedida, para que a gente possa transplantar a experiência para os próximos leilões”, disse o ministro.

“Esse é o leilão que abre início da série. Por meio dele, a gente procurou entender a natureza e a dimensão dos desafios regulatórios para que, na sequência, possamos fazer as outras privatizações portuárias”, diz. Tarcísio acrescenta que, só o leilão do porto de Santos trará R$ 19 bilhões em investimentos.


CNN Brasil