top of page

Indústria 4.0: 69% das indústrias brasileiras fazem uso de tecnologia digital

Se em 2016 menos da metade (48%) faziam uso de alguma das tecnologias digitais analisadas, em 2021 o percentual foi de 69%, como mostrou a Sondagem Especial Indústria 4.0 da CNI, reazliada na ano passado. Com a participação de mais de 1 mil empresas, a pesquisa buscou investigar o avanço do uso das tecnologias da chamada indústria 4.0, que prevê a digitalização da produção industrial para integrar as diferentes etapas da cadeia de valor, desde o desenvolvimento do produto até o uso final.

A Sondagem Especial Indústria 4.0 identificou a adoção de 18 tipos de tecnologias digitais pelas empresas e seu uso em diferentes estágios da cadeia industrial (em 2016 eram 10 tecnologias listadas). Entre os principais benefícios reconhecidos na adoção das tecnologias digitais está o aumento de produtividade, a melhora da qualidade dos produtos e a diminuição dos custos de produção.

Apesar do alto nível de adoção de pelo menos uma tecnologia digital, a maioria das empresas usava uma baixa variedade, indicando que se encontravam em uma fase inicial do processo de digitalização. Ao todo, 31% ainda não adotaram qualquer tecnologia digital, 26% utilizavam de uma a três das 18 listadas, e apenas 7% adotaram 10 ou mais delas.

Para Samantha Cunha, gerente de Política Industrial da CNI, a falta de conhecimento das tecnologias pelas empresas ainda é um desafio que precisa ser solucionado e o baixo nível de variedades de tecnologias digitais reforça a necessidade de não apenas continuar avançando a adoção, mas também aumentar a integração das tecnologias para que os benefícios permitidos pela indústria 4.0 sejam ainda mais significativos.


Portal da Indústria




Comments


bottom of page