Inscrições para Prêmio Lançamentos Fimec encerram nesta sexta

As inscrições para o 18º Prêmio Lançamentos Fimec, tradicional premiação que destaca as novidades em máquinas, couros e componentes para o setor coureiro-calçadista, foram prorrogadas até esta sexta, 18, pelo site oficial premiofimec.lancamentos.com.br.

Podem participar empresas com planta fabril no País e que apresentarão algum produto inédito desenvolvido nos últimos 24 meses na 45ª Fimec - Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes, que ocorrerá de 8 a 10 de março, em Novo Hamburgo/RS.

O prêmio está dividido em cinco categorias macro, com subcategorias, totalizando 11 premiados: Componentes (Design, Tecnologia e Produto Químico), Couro (Design e Tecnologia), Máquinas (Calçados e Couros), Sustentabilidade e Inovação – denominada Prêmio IBTeC de Inovação. Vale destacar que as subcategorias Design e Tecnologia estão atreladas ao Estúdio Fimec, ou seja, as empresas inscritas no projeto estarão participando automaticamente da premiação. Todas as categorias e subcategorias da premiação estão especificadas ao final do texto.

Os cases inscritos na premiação serão avaliados por uma comissão julgadora formada por três profissionais e técnicos reconhecidos junto ao mercado coureiro-calçadista. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 8 de março, às 19h30, no Centro de Eventos da Fenac.

“O propósito do Prêmio Lançamentos Fimec é fomentar a indústria criativa, reconhecendo as suas práticas mais inovadoras em benefício do desenvolvimento do setor coureiro-calçadista. E depois de um período extremamente desafiador para todos, é gratificante poder acompanhar a retomada econômica, celebrando as empresas que fazem a diferença no cluster”, comenta a gerente comercial do Exclusivo, Larissa Schneider.

O 18º Prêmio Lançamentos Fimec é uma promoção do Grupo Sinos, por meio do Jornal Exclusivo e da Revista Lançamentos; em parceria com a Fenac Experiências Conectam; é apresentado por Ânima Energia Solar, tem patrocínio de Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) e Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC); e conta com apoio institucional da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq), Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul (AICSul), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).

O regulamento completo da premiação pode ser conferido no site premiofimec.lancamentos.com.br.


Incentivo à inovação


O diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung, destaca que o Prêmio Lançamentos Fimec é resultado da crença da Fenac e do Grupo Sinos em pesquisa, desenvolvimento e sustentabilidade. “Independente das dificuldades que são impostas nos diferentes tempos e cenários, ambas as empresas acreditam que tudo sempre se pode fazer melhor – algo mais sustentável e que envolva mais a comunidade. Ao longo dos anos, a premiação se manteve alinhada com as diferentes realidades da indústria”, observa Jung.


O dirigente acrescenta que a iniciativa é um estímulo à inovação. “É por isso que, incansavelmente, tanto a Fenac, através da Fimec, quanto o Grupo Sinos, vão estar sempre juntos para promover esse prêmio que se torna cada vez mais relevante para a indústria coureiro-calçadista”, menciona.


Categorias e subcategorias do 18º Prêmio Lançamentos Fimec


Componentes, subdividida em três segmentos (quatro vencedores):

Design: um vencedor;

Tecnologia: um vencedor;

Produto químico: dois vencedores, sendo um vencedor de Produtos Químicos para Calçados e um vencedor de Produtos Químicos para Couros.


Couros (dois vencedores):

Design: um vencedor;

Tecnologia: um vencedor.


Máquinas (três vencedores):

Máquinas para Calçados: dois vencedores;

Máquinas para Couros: um vencedor.


Sustentabilidade (um vencedor)


Inovação (um vencedor)