top of page

Instalada Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista

Na manhã desta quinta-feira (27) foi instalada, no salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista. A Frente é uma proposição do deputado Joel Wilhelm (PP).

Em sua fala, Wilhelm destacou em números a importância do setor coureiro-calçadista para a economia do estado. Apesar do Rio Grande do Sul ter 1800 empresas e cerca de 97 mil pessoas empregadas diretamente no setor, esse número é menor se comparado há dez anos.

O estado é o maior exportador brasileiro de calçados, mas no mercado nacional perdeu o posto de maior produtor para o Ceará e viu outros estados tomando partes do mercado que antes pertencia ao Rio Grande do Sul. Segundo o deputado, isso se deve à carga tributária mais atrativa que faz com que as empresas se mudem para outras regiões do país. A competição com o mercado chinês também se mostra um desafio. “Voltar para a primeira colocação não é apenas uma questão de autoestima, mas de geração de empregos, oportunidades e de receita”, ressaltou. Além disso, as expectativas para 2023 não são otimistas. A inflação no país, a economia internacional em recessão e a guerra na Ucrânia devem diminuir as exportações em 5,7%.

Também se manifestaram a Delegada Nadine (PSDB), vice-presidente da Assembleia; deputado Issur Koch (PP); Haroldo Ferreira, presidente executivo da Abicalçados; Luciano Orsi, prefeito de Campo Bom; Cezar Luiz Müller, vice-presidente da FIERGS e Ernani Polo, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Estiveram presentes no evento, representando a Abrameq, o presidente André Nodari, e, representando o SinmaqSinos, a diretora-executiva Cristiane Stoffel Pinheiro.




Comments


bottom of page