top of page

Juros elevados e dificuldade para o crédito marcam 1º tri na indústria

As indústrias relataram incômodo com as taxas de juros elevadas e assinalaram a questão como um dos principais problemas do primeiro trimestre de 2023. A situação foi constatada na Sondagem Industrial, pesquisa da CNI, que consulta mais de 1.600 empresas de pequeno, médio e grande porte de todo Brasil. No primeiro trimestre deste ano, os três principais problemas citados pelos empresários industriais foram: elevada carga tributária, demanda interna insuficiente e as taxas de juros elevadas.

Essa última questão chama atenção dos economistas da CNI, pois está ganhando cada vez mais relevância e, no período citado, alcançou a maior assinalação de toda a série histórica (28,8%). Desde 2022, em todos os trimestres, esse problema foi bastante apresentado pelas indústrias e marca um percentual acima de 20% consecutivamente.

“Essa percepção por parte dos empresários afeta outras questões diretamente ligadas aos juros, agravando a percepção de demanda interna insuficiente, aumentando a dificuldade de obter crédito e influenciando os investimentos”, afirma o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.


Portal da Indústria




Comments


bottom of page