Três em cada cinco empresas que exportam ou importam foram altamente afetadas pelas condições do mercado marítimo internacional nos últimos meses. De acordo com a Consulta Empresarial: Logística Internacional, da CNI, o aumento do frete internacional foi o principal problema para empresas com operações de comércio exterior, citado por 90% das empresas. Ao todo, 83% das exportadoras e 71% das importadoras precisaram suspender ou postergar algum embarque.
Com as dificuldades ocasionadas por problemas na logística mundial, entre as empresas que tiveram de suspender ou postergar o transporte de produtos muitas não conseguiram cumprir contratos com clientes, o que ocorreu para 90% em exportações e 80%, em importações.
O mundo ainda sente os efeitos da desorganização do transporte marítimo mundial, que sofreu uma reação em cadeia devido a fechamento de portos em importantes mercados, a consequente retenção de navios e de contêineres. Esse desequilíbrio levou a aumento de preços, que ainda persistem e se somam aos desafios estruturais de competitividade do comércio exterior brasileiro ", analisa a gerente de Comércio e Integração Internacional da CNI, Constanza Negri.
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