Monitor do PIB aponta alta de 1,3% em março
- abrameq
- 20 de mai.
- 1 min de leitura
O PIB brasileiro cresceu 1,3% em março ante fevereiro, segundo o Monitor do PIB, apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). Na comparação com março de 2024, houve crescimento de 3,5% em março de 2025.
No primeiro trimestre de 2025 ante o quarto trimestre de 2024, o PIB avançou 1,6%. Em relação ao primeiro trimestre de 2024, o PIB cresceu 3,1% no primeiro trimestre de 2025. A taxa acumulada em 12 meses até março foi de 3,5%.
Segundo a FGV, o bom desempenho da agropecuária impulsionou a atividade econômica, mas houve contribuição positiva também dos serviços.
"A agropecuária, com forte crescimento de 12,2%, é o grande destaque no resultado do primeiro trimestre. Além disso, o crescimento de 1,3% no setor de serviços, atividade de maior peso no PIB, também colaborou para o bom desempenho da economia. Com isso, o resultado do primeiro trimestre reverte a tendência declinante da economia, que se observava desde o terceiro semestre de 2024", apontou Juliana Trece, coordenadora do Monitor do PIB - FGV, em nota oficial. "O destaque negativo do primeiro trimestre foi a estagnação industrial. Embora a maior parte das atividades industriais tenha registrado crescimento, a retração na indústria de transformação, atividade de maior peso na indústria, explica esse desempenho."
Jornal do Comércio

Comments