Novo material leve é mais forte que o aço

Usando um novo processo de polimerização, os engenheiros químicos do MIT criaram um novo material que é mais forte que o aço e tão leve quanto o plástico, e pode ser facilmente fabricado em grandes quantidades.

O novo material é um polímero bidimensional que se automonta em folhas, ao contrário de todos os outros polímeros, que formam cadeias unidimensionais semelhantes a espaguete. Até agora, os cientistas acreditavam que era impossível induzir polímeros a formar folhas 2D.

Esse material pode ser usado como revestimento leve e durável para peças de automóveis ou telefones celulares, ou como material de construção para pontes ou outras estruturas, diz Michael Strano, professor de engenharia química do Carbon P. Dubbs no MIT e autor sênior do novo estudo.

“Geralmente não pensamos em plástico como algo que você poderia usar para apoiar uma construção, mas com esse material, você pode possibilitar coisas novas”, diz ele. “Tem propriedades muito incomuns e estamos muito empolgados com isso.”

Os pesquisadores solicitaram duas patentes sobre o processo que usaram para gerar o material, que descrevem em um artigo publicado na Nature, no início do mês. O pós-doutorando do MIT, Yuwen Zeng, é o principal autor do estudo.

Para saber mais acesse https://bit.ly/3sKBfLt


CIMM