Está aberta até o dia 29/11 a chamada pública para indústrias interessadas em participar de projeto para aumentar a eficiência energética em sistemas de ar comprimido. Serão selecionadas até 170 empresas industriais dos estados do Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
O projeto vai financiar diagnósticos energéticos com foco em sistemas de ar comprimido. Com base nessa avaliação, as indústrias participantes deverão investir um valor mínimo de R$ 24 mil para aplicação de medidas eficientes e que sejam viáveis economicamente (rápido retorno do investimento).
A implementação das medidas e a medição dos resultados será feita pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL).
De acordo com a superintendente do Programa, Juliana Tadeu, com a oferta dos diagnósticos, o projeto pretende alcançar uma redução de 15% a 30% do consumo de energia elétrica das empresas contempladas.
“Melhorar a eficiência energética na indústria é uma das maneiras mais eficazes de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, por isso a importância desta chamada pública”, destaca.
Confira todos os detalhes do edital: https://cpeesaci.procel.enbpar.gov.br/
Portal da Indústria
Comments