top of page

PIB do 2º trimestre de 2023 sobe 0,9% ante o 1º trimestre, revela IBGE

O PIB brasileiro registrou alta de 0,90% no segundo trimestre de 2023 ante o primeiro trimestre, informou na manhã desta sexta-feira, 1, o IBGE. O resultado veio acima da mediana das previsões de analistas consultados pelo Projeções Broadcast, que esperavam alta de 0,3%. O intervalo das estimativas ia de queda de 0,1% a uma alta de 1,1%.


Na comparação com o segundo trimestre de 2022, o PIB apresentou alta de 3,40%, resultado que também superou a mediana das previsões do mercado, que apontava avanço de 2,7%. O intervalo das projeções, neste caso, ia de elevação de 0,4% a 3,6%.


O Produto Interno Bruto da indústria registrou alta de 0,90% no segundo trimestre de 2023 ante o primeiro trimestre. Na comparação com o segundo trimestre de 2022, o PIB apresentou avanço de 1,50%.


O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que a alta do PIB de 0,9% no segundo trimestre, ante os três meses anteriores, "foi uma boa surpresa", em conversa com empresários antes da abertura do evento Lide Brazil Development Forum que ocorrerá em Washington (EUA). O AE-Projeções apontou que a mediana das expectativas de analistas para o indicador era uma elevação de 0,3% para aquele período.


Agência Estado




Comments


bottom of page