top of page

PMI Industrial do Brasil fechou 2023 em queda

A indústria brasileira encerrou 2023 com queda nas vendas mas com maior pressão sobre os custos, aprofundando a retração em dezembro. É o que aponta a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI), divulgada nesta terça-feira,2, pela S&P Global, com dados que revelam uma queda a 48,4 em dezembro, de 49,4 em novembro, indo ainda mais abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração.


Este foi o quarto mês seguido de queda e a taxa mais baixa desde julho, uma vez que a retração no volume de novos pedidos provocou outra redução na produção. Os pedidos às fábricas continuaram caindo em dezembro, pelo quarto mês seguido e no ritmo mais forte desde junho, com os participantes da pesquisa destacando uma diminuição da demanda. As vendas para o exterior chegaram ao 22º mês seguido de queda, fruto de problemas econômicos nos países vizinhos, demanda global fraca e dificuldades de precificação competitiva nos mercados externos.


Os produtores brasileiros ainda indicaram que em dezembro houve intensificação das pressões sobre os custos, com os preços de insumos aumentando pelo segundo mês consecutivo e pela taxa mais forte desde fevereiro, sendo o destaque as commodities agrícolas. Apesar disso, houve redução nos preços de venda pela oitava vez em nove meses, diante de pedidos de descontos feitos pelos clientes, esforços para estimular as vendas e preços mais baixos pagos


Correio do Povo


Comentários


bottom of page