Em 2024, a indústria portuguesa de calçado exportou 67 milhões de pares de sapatos para 170 países, representando mais de 90% da sua produção. Apesar do crescimento de 3,3% no volume de vendas, o valor total das exportações caiu 6,5%, somando 1.702 milhões de euros. Segundo Luís Onofre, Presidente da APICCAPS, este decréscimo é reflexo de um abrandamento nos principais mercados internacionais, como Alemanha, França e Países Baixos. No entanto, o setor tem apostado na diversificação de produtos, com destaque para os calçados de materiais alternativos, como plástico e têxtil, que cresceram 22,6%.
A Europa continua a ser o maior mercado para o calçado português, com Alemanha, França e Países Baixos como os principais destinos. O Reino Unido e os EUA também têm mostrado bom desempenho, com um aumento significativo nas vendas para o mercado norte-americano.
Em relação ao futuro, o consumo global de calçado deverá crescer 8,4% em 2025, com maior destaque para os mercados da Oceânia, África, Ásia e América do Norte. No entanto, a Europa deverá estagnar.
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