Vagas em Automação e Mecatrônica vão crescer quase 50% nos próximos 4 anos

Até 2025, as vagas de trabalho nas áreas de Automação e Mecatrônica devem crescer 46%. Outros setores em expansão são Meio Ambiente, com crescimento de pelo menos 16%; Refrigeração e Climatização, com mais de 12%; e Logística e Transporte, com aumento de 9,1%.

Os números são animadores em um cenário de altas taxas de desemprego – 11,3 milhões de brasileiros estão sem trabalho, segundo o IBGE. Também são um norte para quem está em dúvida sobre qual formação seguir para entrar ou se recolocar no mercado.

As projeções são do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, estudo do Observatório Nacional da Indústria cujo objetivo é projetar o emprego em um horizonte de quatro anos, identificar a demanda por trabalhadores e orientar a formação profissional de base industrial no país.

“Há um pacote de novas soluções tecnológicas e de logística que estão impulsionando a atividade econômica e criando oportunidades de emprego. Tecnologias como internet das coisas, big data, inteligência artificial, manufatura aditiva criam novas necessidades no chão de fábrica, que demandam novas competências dos profissionais”, ressalta o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi.


Portal da Indústria