Automação cresce no Brasil e eleva produtividade em 30%
- abrameq
- há 2 horas
- 1 min de leitura
A indústria brasileira passa por um processo de transformação com a crescente adoção de robôs e automação, conhecido como Indústria 4.0. A novidade está elevando a produtividade e a eficiência em diversos setores, como o de componentes automotivos e o de cerâmica. Em fábricas que já implementaram a integração tecnológica, a melhoria na produtividade tem alcançado, em média, entre 20% e 30%.
Essa evolução tecnológica pode ser acelerada com a adoção do 5G nas fábricas. A tecnologia de quinta geração de internet móvel permite que cada empresa gere seu próprio sinal, sem depender de operadoras de internet ou de cabos de conexão.
Ricardo Aloysio, gerente de tecnologia do Senai, explica a importância dessa autonomia. "Isso torna o processo mais confiável. Se a gente dependesse do sinal da operadora e o sinal da operadora cai, a fábrica para", diz.
Para Aloysio, o investimento em velocidade de comunicação entre as máquinas é crucial, pois "fábricas mais eficientes significam produtos mais baratos". A expectativa é que a tecnologia 5G seja amplamente adotada por indústrias brasileiras nos próximos meses.
Band

