top of page

BMW recicla pó de impressão 3D em novos componentes

O BMW Group utiliza fio plástico (filamento) e granulado feitos a partir de pó residual da impressão 3D e peças usadas para produzir novos componentes com tecnologia de impressão 3D. O pó residual, gerado durante a produção de milhares de componentes por ano e anteriormente descartado, agora é processado junto com peças usadas trituradas para criar filamento. O filamento é enrolado em bobinas como fios, que então podem ser usados para imprimir novos itens, como dispositivos auxiliares de produção e ferramentas.


Esse filamento é utilizado no Campus de Manufatura Aditiva em Oberschleißheim, bem como em diversas unidades da rede global de produção do BMW Group. Além do filamento reciclado para o processo de Fabricação por Filamento Fundido (FFF), o campus também fornece granulado reciclado para uso em tecnologia de Fabricação por Granulado Fundido (FGF), possibilitando assim a fabricação de grandes ferramentas.


“Participo deste projeto desde o início e fico feliz ao ver o quanto avançamos, desde nossas ideias iniciais e tentativas em nível de startup até agora sermos capazes de produzir grandes quantidades de componentes altamente robustos com filamento reciclado em qualquer unidade de produção do BMW Group. É empolgante desenvolver e testar continuamente novos processos. O uso de pó residual e componentes descartados de impressão 3D é um elemento-chave de uma economia circular funcional e eficiente”, afirma Paul Victor Osswald, gerente de projeto para Pré-desenvolvimento de Não-Metálicos, que trabalha neste desenvolvimento desde 2018.


Matéria completa: bit.ly/40UP6RF


Ipesi Digital

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page