Brasil e Índia discutem ampliação do Acordo Mercosul-Índia
- abrameq
- 20 de out.
- 1 min de leitura
No Diálogo Empresarial Brasil–Índia, os dois países deram passos importantes para ampliar o comércio bilateral, que atualmente soma US$ 11,7 bilhões, e para estimular novos investimentos indianos no Brasil, que chegaram a US$ 2,9 bilhões em 2023. O encontro também marcou avanços na cooperação para a produção de etanol, uma das prioridades da agenda conjunta.
Entre os principais avanços elencados pelo superintendente de Relações Internacionais da CNI, Frederico Lamego, está o compromisso de ampliar o Acordo de Preferências Tarifárias entre o Mercosul e a Índia, atualmente restrito a um número limitado de produtos.
“O objetivo é incluir novos setores e reduzir barreiras tarifárias, criando um ambiente mais favorável para o comércio bilateral. A medida é considerada estratégica por empresas brasileiras que enfrentam dificuldades de acesso ao mercado indiano em razão das altas tarifas atualmente praticadas”, disse.
Outro passo concreto de facilitação de negócios foi a implementação do visto eletrônico de negócios pela Embaixada do Brasil em Nova Délhi.
Portal da Indústria





Comentários