top of page

Brasil foca em inovação e sustentabilidade no Fórum Indonésia

7º Fórum de Negócios Indonésia–América Latina e Caribe (INA-LAC Business Forum) 2025 começou nesta segunda-feira (22/9), em São Paulo, com a presença do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa. O encontro reúne autoridades e empresários para ampliar parcerias, estimular investimentos e consolidar o Brasil como uma potência inovadora e sustentável.


“A Indonésia é uma potência emergente e um parceiro natural para o Brasil. Compartilhamos afinidades culturais, políticas e econômicas que fortalecem nossa relação de confiança”, afirmou o secretário-executivo, ao destacar o papel estratégico da parceria entre os dois países.


Promovida anualmente pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Indonésia, a Missão Empresarial INA-LAC busca fortalecer a cooperação econômica e comercial entre a Indonésia e os países da América Latina e do Caribe (ALC). O fórum facilita novas redes de negócios, ajuda a superar barreiras comerciais e amplia as oportunidades em setores como alimentos, têxteis, energia e automotivo.


Segundo Márcio Elias Rosa, “o Brasil vive um momento de estabilidade e confiança, criando condições atrativas para novos investimentos”. Ele lembrou que o país registra PIB em crescimento, inflação em queda e desemprego no menor nível desde 2012, além de avanços estruturais como o Novo PAC — que prevê R$ 1,7 trilhão em investimentos —, a Reforma Tributária e o Plano de Transição Ecológica.


O secretário também ressaltou a agenda industrial e tecnológica: “O Brasil aposta na inovação e na descarbonização, consolidando sua liderança global em energias limpas”. Entre os destaques estão a Nova Indústria Brasil, o Programa Mover e o RenovaBio, além da recente adoção da mistura obrigatória de 30% de etanol na gasolina e 15% de biodiesel no diesel.


Em 2024, o comércio bilateral somou US$ 6,34 bilhões, com potencial de expansão em setores de maior valor agregado. “Queremos diversificar as trocas e explorar toda a complementaridade das nossas economias. Brasil, Indonésia e Congo são guardiões das maiores florestas tropicais do mundo. Temos a responsabilidade conjunta de conciliar conservação e desenvolvimento e de mostrar ao mundo que é possível proteger e valorizar nossos biomas com justiça climática”, completou Rosa.


Durante sua participação, Rosa também destacou os investimentos recíprocos, como o megacomplexo de celulose da Bracell em Mato Grosso do Sul e os projetos em níquel e cobre na Indonésia. “São iniciativas que integram cadeias globais de valor e reforçam nossa confiança mútua”, afirmou.


Encerrando sua participação, Márcio Elias Rosa reforçou o espírito do encontro: “Se eu pudesse resumir nossa relação em uma palavra, seria parceria. Entre governos, empresas e povos. O Brasil enxerga a Indonésia como um parceiro de longo prazo, admira sua cultura, sua natureza e a resiliência de seu povo. Que este Fórum seja lembrado como um marco de amizade renovada e de confiança recíproca”.


ree

 
 
 
bottom of page