Calçado português exportou 36 milhões de pares
- abrameq
- há 3 horas
- 1 min de leitura
No primeiro semestre de 2025 a indústria portuguesa de calçado exportou 36 milhões de pares, faturando 843 milhões de euros. Quando comparado com o mesmo período de 2024, o número de pares exportados cresceu 5,4% e o valor das exportações aumentou 3,7%.
Segundo a APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos), enquanto a China, responsável por cerca de 55% da produção mundial de calçado, registou uma queda de 12,5% nas exportações, o México e a Turquia viram as suas vendas internacionais recuar 19,3% e 15,3%, respetivamente.
“O facto de exportarmos mais de 90% da nossa produção para 170 países permite que a indústria portuguesa revele um desempenho globalmente positivo”, acrescentou Luís Onofre, Presidente da APICCAPS.
Ainda assim, alertou que: “continuamos muito dependentes da evolução das principais economias para mantermos este registo na segunda metade do ano e consolidarmos 2025 como um ano de afirmação do calçado português nos mercados externos.”
Entre os principais destinos, a Alemanha reforçou o seu estatuto, com exportações a crescer 13,1% para 217 milhões de euros.
Além disso, a França também manteve evolução positiva, subindo 1,4% para 167 milhões de euros. Já os Países Baixos registaram uma queda de 5,3%, totalizando 94 milhões de euros.
PME Magazine – Portugal
