top of page

Cenário externo pode impactar real e inflação

Na avaliação da CNI, além da demanda interna crescer a um ritmo mais lento, o cenário externo, sobretudo por causa da nova política comercial americana, trará impactos sobre a economia brasileira.


No que diz respeito à taxa de câmbio, a CNI espera que o real se valorize frente ao dólar, mas a apreciação da moeda brasileira pode ser limitada ou até mesmo interrompida por causa das medidas tarifárias adotadas pelos Estados Unidos e outros parceiros comerciais. O real desvalorizado pode pressionar a inflação, fazendo com que o Banco Central aperte ainda mais a política monetária, prejudicando o crescimento da economia, avalia a CNI.


O novo desenho do comércio global tende a limitar as trocas comerciais entre os países, o que inclui os produtos brasileiros, de forma geral. No entanto, determinados bens fabricados por aqui podem se aproveitar dos desvios de comércio, ganhando competitividade e alcançando novos mercados, projeta a CNI.


Ao mesmo tempo, os desvios de comércio em decorrência da nova política comercial americana também podem promover a entrada de mais produtos importados no Brasil. A maior presença desses produtos pode prejudicar a produção industrial nacional, principalmente com a demanda crescendo mais moderadamente.


Portal da Indústria

ree


 
 
 

Comentários


bottom of page