top of page

Condições financeiras das indústrias melhoraram

Na Sondagem Industrial, divulgada pela CNI, o índice que mede a satisfação dos empresários com a situação financeira das indústrias subiu de 48,4 pontos para 48,9 pontos no 3º trimestre. A ligeira alta, no entanto, não foi suficiente para alterar o quadro de insatisfação dos industriais com essa variável. Ainda assim, aponta que o descontentamento se tornou menos intenso e disseminado do que no 2º trimestre.


O índice de satisfação com o lucro operacional passou de 42,8 pontos para 43,6 pontos, recuperando parte da queda vista entre o 1º e o 2º trimestres do ano. O índice continua distante da linha de 50 pontos, revelando que os empresários seguem bastante insatisfeitos com os lucros.


A pesquisa mostra também que o índice de facilidade de acesso ao crédito subiu 0,4 ponto, de 39,9 pontos para 40,3 pontos, aproximando-se do valor visto no 1º trimestre. O indicador continua abaixo dos 50 pontos, demonstrando que os empresários continuam com dificuldade para se financiar. Já o índice que mede a evolução do preço médio das matérias-primas caiu 1,8 ponto, passando de 57 pontos par 55,2 pontos. O indicador continua acima dos 50 pontos; com isso, revela que os industriais ainda percebem aumento nos preços.


Portal da Indústria

ree

 
 
 
bottom of page