Cresce investimento de médias indústrias em pesquisa e inovação
- abrameq
- 15 de set.
- 1 min de leitura
O IBGE divulgou nesta sexta-feira (12) um indicador sobre o esforço inovativo das empresas brasileiras com 100 ou mais pessoas ocupadas das indústrias extrativas e de transformação, relativo a 2023.
O indicador aponta que, em 2023, as empresas industriais com 100 ou mais pessoas ocupadas investiram 0,70% de sua receita liquida de vendas em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), somando 38,3 bilhões de reais. Em 2022, esse indicador foi de 0,65% (36,9 bilhões de reais).
Chamada Dispêndios internos em Pesquisa e Desenvolvimento Empresarial em relação à Receita , a pesquisa do IBGE mescla dados da Pesquisa Industrial Anual - PIA EMPRESA e da PINTEC Semestral 2023: Indicadores básicos, e é realizada em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Segundo o IBGE, a divulgação pelo segundo ano consecutivo desse importante indicador de intensidade de gastos em P&D pelas médias e grandes empresas industriais permitirá ajustes nas políticas públicas e estratégias empresariais, de forma a fortalecer o sistema estatístico nacional de ciência, tecnologia e inovação.
Agência GOV





Comentários