Criado primeiro meio-metal 2D do mundo
- abrameq
- há 1 dia
- 1 min de leitura
Cientistas criaram o primeiro meio-metal bidimensional prático, um material que conduz eletricidade usando elétrons de apenas um tipo de spin: "spin para cima" ou "spin para baixo".
O spin é uma propriedade magnética de partículas como o elétron, que pode ser vista como um minúsculo ímã que gira numa direção ou noutra. Assim como a carga magnética do elétron permitiu a criação da eletrônica, o spin está viabilizando o surgimento da spintrônica, uma tecnologia da informação de última geração que utiliza tanto a carga quanto o spin dos elétrons para armazenamento e processamento de dados - na eletrônica convencional, apenas a carga do elétron é utilizada.
Os meio-metais são essenciais para a spintrônica porque, ao contrário dos metais tradicionais, os meio-metais permitem a passagem de apenas uma orientação de spin. Isso os torna candidatos ideais conduzir e filtrar os spins.
Assim, a síntese experimental do meio-metal representa um marco na busca por materiais que permitam o desenvolvimento de uma spintrônica energeticamente eficiente, que vá além da eletrônica convencional.
Já se conheciam casos especiais de meio-metais, mas todos só funcionam em temperaturas criogênicas e perdem suas propriedades especiais na superfície, limitando seu uso prático. Assim, a solução apontava para um meio-metal 2D, com apenas uma camada atômica de espessura, onde não há uma distinção clara entre superfície e interior. Os teóricos diziam ser possível, mas ninguém até agora havia conseguido sintetizar um.
O novo material não apenas rompe com todas as limitações, tornando-se o primeiro meio-metal 2D do mundo, como também é totalmente funcional a temperatura ambiente.
Inovação Tecnológica

Comments