Crédito à exportação fortalece indústria brasileira
- há 4 horas
- 1 min de leitura
A indústria brasileira ganhou um reforço importante para ampliar sua presença no mercado internacional. Nos últimos seis anos, o volume de apoio oficial às exportações cresceu quase dez vezes, enquanto o Seguro de Crédito à Exportação (SCE) passou de apenas uma operação aprovada em 2019 para 78 em 2025.
As mudanças criam um ambiente mais favorável para que empresas brasileiras, especialmente as exportadoras de bens industriais, tenham acesso a financiamento, seguros e garantias em condições mais competitivas. Entre os avanços estão a modernização do BNDES Exim, a retomada do financiamento às exportações de serviços, a ampliação da participação de bancos e seguradoras privadas e o fortalecimento dos fundos de garantia.
A regulamentação, iniciada em junho, também amplia a cobertura do Seguro de Crédito à Exportação, flexibiliza prazos de financiamento e facilita o acesso ao crédito para micro, pequenas e médias empresas. O novo modelo permite, inclusive, financiar investimentos em capital de giro, inovação tecnológica e expansão da capacidade produtiva antes mesmo da formalização de contratos de exportação.
Na prática, as medidas reduzem riscos para financiadores, ampliam a oferta de crédito e colocam a indústria brasileira em condições mais próximas das observadas em países concorrentes, fortalecendo a competitividade das empresas no comércio internacional.
Portal da Indústria





Comentários