Diminui a contração da indústria no Brasil
- abrameq
- há 5 dias
- 1 min de leitura
A contração da atividade industrial no Brasil perdeu força em outubro em meio a uma pressão menor de custos, mas a demanda fraca e as tarifas dos Estados Unidos pesaram sobre o setor, que teve a maior perda do emprego em dois anos e meio, mostrou uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) para a indústria brasileira, compilado pela S&P Global, subiu a 48,2 em outubro de 46,5 em setembro, seguindo abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração pelo sexto mês seguido.
Tanto as novas encomendas quanto a produção diminuíram de forma mais lenta em outubro. Segundo a pesquisa, a taxa de contração da produção foi a menos intensa no atual período de seis meses de redução, enquanto a queda nas vendas foi a mais fraca desde maio.
Foram citadas, de um lado, tendências adversas de demanda e a política tarifária dos Estados Unidos, enquanto de outro houve reposições entre alguns clientes, investimentos nos departamentos de venda e demanda maior por uma pequena gama de produtos.
Reuters





Comentários