top of page

EUA lideram agenda externa do próximo governo brasileiro

  • abrameq
  • há 10 horas
  • 1 min de leitura

A relação com os Estados Unidos desponta como a principal prioridade da política externa do próximo governo brasileiro, na avaliação de líderes empresariais ouvidos pela Pesquisa Amcham. Quando questionados sobre as prioridades da política externa e comercial do próximo governo, os empresários apontam a relação com os Estados Unidos como o principal eixo estratégico, à frente de outros temas da agenda internacional.


As prioridades mais citadas foram:

• Relação com os Estados Unidos (53%)

• Atração de investimentos estrangeiros (46%)

• Novos acordos de comércio (44%)

• Acesso a mercados e redução de barreiras às exportações (35%)


“O empresariado associa cada vez mais a agenda externa à competitividade do país. A relação com os Estados Unidos aparece como prioridade por envolver a maior economia do mundo, a principal origem de investimentos estrangeiros no Brasil e um alto potencial em áreas como tecnologia, serviços e energia”, afirma Abrão Neto, presidente da Amcham Brasil.

Apesar de estratégica, a relação com os EUA ainda é percebida como desafiadora por 44% dos empresários. Outros 38% avaliam o cenário como neutro, enquanto apenas 14% consideram o ambiente bilateral favorável.


Comex do Brasil


 
 
 

Comentários


bottom of page