top of page

Exportações de calçados caem em novembro com tarifaço dos EUA

Dados elaborados pela Abicalçados, com base nos números da Secex, apontam que, em novembro, as exportações somaram 6,92 milhões de pares e US$ 65,82 milhões, quedas tanto em volume (-17,7%) quanto em receita (-13,3%) em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado dos 11 meses de 2025, foram embarcados 94,2 milhões de pares, que geraram US$ 885,26 milhões, incremento de 5,1% em volume e queda de 2% em receita ante o mesmo período de 2024.


Na avaliação do presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, o revés em novembro reflete a intensificação do impacto da tarifa adicional aplicada pelos Estados Unidos sobre os calçados brasileiros. “Principal destino internacional do calçado brasileiro, respondendo por mais de 20% das receitas geradas pelas exportações, os norte-americanos têm grande impacto na nossa balança comercial. Ao mesmo tempo em que há retração nas exportações, o desvio de comércio desencadeado pela política estadunidense alavanca as importações de calçados”, explica.


Outro motivo é a queda dos embarques para a Argentina, resultado da desaceleração do consumo e do acirramento da concorrência internacional no mercado. A Argentina é o segundo destino internacional do calçado brasileiro, respondendo por 20% do total gerado pelos embarques.


Comunicação da Abicalçados

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page