Exportações de calçados caem em novembro com tarifaço dos EUA
- abrameq
- há 2 dias
- 1 min de leitura
Dados elaborados pela Abicalçados, com base nos números da Secex, apontam que, em novembro, as exportações somaram 6,92 milhões de pares e US$ 65,82 milhões, quedas tanto em volume (-17,7%) quanto em receita (-13,3%) em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado dos 11 meses de 2025, foram embarcados 94,2 milhões de pares, que geraram US$ 885,26 milhões, incremento de 5,1% em volume e queda de 2% em receita ante o mesmo período de 2024.
Na avaliação do presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, o revés em novembro reflete a intensificação do impacto da tarifa adicional aplicada pelos Estados Unidos sobre os calçados brasileiros. “Principal destino internacional do calçado brasileiro, respondendo por mais de 20% das receitas geradas pelas exportações, os norte-americanos têm grande impacto na nossa balança comercial. Ao mesmo tempo em que há retração nas exportações, o desvio de comércio desencadeado pela política estadunidense alavanca as importações de calçados”, explica.
Outro motivo é a queda dos embarques para a Argentina, resultado da desaceleração do consumo e do acirramento da concorrência internacional no mercado. A Argentina é o segundo destino internacional do calçado brasileiro, respondendo por 20% do total gerado pelos embarques.
Comunicação da Abicalçados





Comentários