top of page

Exportações de calçados gaúchos caem 16,9%

há 3 horas
1 min de leitura

Setor tem peso no Vale do Sinos.


As exportações de calçados do Rio Grande do Sul recuaram 16,9% no terceiro trimestre de 2026, em valor, na comparação com o mesmo período de 2025. O desempenho contrasta com o conjunto das vendas externas gaúchas, que cresceu 10,2% entre julho e setembro, segundo o Departamento de Economia e Estatística (DEE).


O cenário também aparece nos dados da Associação Brasileira da Indústria e

Comércio de Calçados (Abicalçados). Entre janeiro e setembro, as fábricas gaúchas exportaram 25,26 milhões de pares, gerando US$ 309,2 milhões. Embora o volume tenha aumentado 2,1%, a receita caiu 14% em relação aos nove primeiros meses do ano passado.


Mesmo com a retração financeira, o Estado manteve a liderança nacional nas exportações do setor.


Cadeia calçadista tem presença expressiva na região

Os resultados têm relevância para o Vale do Sinos, um dos principais polos calçadistas do país e sede da Abicalçados, em Novo Hamburgo.


O levantamento da entidade sobre os polos industriais aponta que a região produziu 79,6 milhões de pares e reuniu 29,5 mil empregos no setor em 2025. As exportações regionais naquele ano somaram US$ 326,9 milhões.


Esses números dimensionam a presença da atividade na economia regional. Já as quedas de 16,9% no trimestre e de 14% no acumulado correspondem ao Rio Grande do Sul, não a um resultado específico dos municípios do Vale.


Berlinda


 
 
 

Comentários


bottom of page