Exportações gaúchas aos EUA avançam após redução das sobretaxas
- 1 de jun.
- 1 min de leitura
O mercado do Rio Grande do Sul atingiu em abril o maior patamar de exportações para os Estados Unidos desde a queda das sobretaxas impostas a produtos brasileiros, anunciada no final de fevereiro deste ano. De acordo com o Boletim Econômico-Tributário do Comércio Exterior, publicado pelo governo do Estado, por meio da Receita Estadual, a participação dos norte-americanos nas vendas do Rio Grande do Sul saltou para 9%, uma forte recuperação diante de um patamar que chegou a ser de 3,7% em setembro do ano passado, logo após o anúncio das tarifas extras.
No acumulado dos últimos 12 meses, o Mercosul foi o destino com maior crescimento na participação das exportações do Rio Grande do Sul. O bloco latino saltou de 17,6% para 20,1% em abril, de acordo com o boletim. A China, apesar de registrar queda na participação das vendas no período, segue como principal país de destino das exportações gaúchas. O país asiático é responsável por 21,5% do comércio bilateral com os gaúchos nos últimos 12 meses.
Jornal do Comércio





Comentários