Fimec: Fórum CICB debate IA na cadeia do couro
- há 16 minutos
- 3 min de leitura
A utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) em empresas da cadeia do couro tem espaço para crescer ainda engatinha.
Dados divulgados recentemente pelo TEC. Institute, apontam que oito em cada dez empresas brasileiras dizem utilizar a ferramenta. Por outro lado, apenas 7% possuem resultados concretos. Então, onde está o gargalo?
Essa e outras questões estarão no palco da palestra magna da 13ª edição do Fórum CICB de Sustentabilidade, que acontece a partir das 13h15 do próximo dia 4 de março, durante a Fimec, em Novo Hamburgo (veja a programação abaixo).
A palestra “Inteligência Artificial engolindo o mundo” será ministrada por Rafael Martins, CEO do Share e professor convidado em universidades como Coimbra (Lisboa), Mackenzie e ESPM. Segundo o especialista, o avanço da IA nas empresas do setor é inevitável e estratégico. “A IA já começa a gerar impacto real na cadeia do couro ao melhorar controle de qualidade, reduzir desperdícios e otimizar recursos como água e energia. Nos fornecedores, ela ajuda a prever demanda e organizar estoques e logística”, ressalta, acrescentando que o diferencial não está só na tecnologia, mas na capacidade das empresas de usar dados para tomar decisões melhores e integrar a cadeia como um todo.
Segundo Martins, os principais usos da IA em curtumes e na cadeia produtiva em geral estão focados em qualidade, eficiência e sustentabilidade, sendo a ferramenta aplicada na classificação e inspeção de materiais para reduzir defeitos e desperdícios, na otimização de processos produtivos e químicos, na previsão de demanda e organização de estoques, além da manutenção preditiva de máquinas. “Também tem papel importante no controle ambiental e na rastreabilidade, ajudando empresas a tomar decisões mais inteligentes ao longo de toda a cadeia”, pontua.
As inscrições para o 13º Fórum CICB de Sustentabilidade são gratuitas e limitadas, e podem ser feitas no link https://forum2026.cicb.org.br/ . O evento contará com tradução simultânea inglês/português. A realização é do projeto Brazilian Leather, uma parceria entre o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Os patrocinadores Gold são Minerva Leather, Abrameq (com Bremm Peck, NBN, Michelon e BKS), Hidexe com Bauce, GER, Stahl e Muno; e os patrocinadores Silver são Viposa com Vancouros, Sincurt e Tecnpiel.
Confira a programação:
13h15 – Início dos check ins;13h50 – Desenvolvimento e evolução da sustentabilidade na cadeia do couro no Brasil, com Ricardo Andrade (CICB);
14h00 – Inteligência Artificial engolindo o mundo, com Rafael Martins (Share);
14h40 – Soluções digitais baseadas em Inteligência Artificial para a indústria do couro, com Jo Gilet (Hidexe);
15h00 – Impacto do uso de tecnologia nos avanços ESG da Durlicouros, com Ivens Domingos (Durlicouros);
15h20 – Automação e eficiência na operação do curtume, com Cesare Dal Monte (GER);
15h40 – Painel Final – O futuro do setor e a Inteligência Artificial, com a opinião dos palestrantes e convidados especiais.
SERVIÇO 13º FÓRUM CICB
Fórum CICB de Sustentabilidade 2026
Data: 4 de março (quarta-feira, no segundo dia da feira Fimec)
Local: no Centro de Eventos da Fenac, em Novo Hamburgo, durante a feira Fimec
Inscrições limitadas e sem custos no link: https://forum2026.cicb.org.br
SERVIÇO 49ª FIMEC
Evento: 49ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes)
Data: 3 a 5 de março de 2026
Horário: 3 e 4 de março – das 13 às 20 horas
5 de março – das 13 às 19 horas
Local: Fenac | Av. Nações Unidas, 3825 – Bairro Ideal – Novo Hamburgo
Realização: Fenac Experiências Conectam
Apresentação: Sicredi Pioneira
Patrocínio: Henkel, Transduarte e Brastema
Apoio: Abicalçados, Abqtic, Abrameq, ACI-NH/CB/EV/DI, Aicsul, Assintecal, CICB, IBTeC e Sebrae/RS
Portal Martin Behrend





Comentários