Indústria começa 2º semestre com recuo na capacidade instalada
- abrameq
- 9 de set.
- 1 min de leitura
Os Indicadores Industriais de julho, divulgados pela CNI nesta terça-feira (9), revelam que, na passagem de junho para julho, praticamente todos os índices permaneceram estáveis, com exceção da Utilização da Capacidade Instalada (UCI), que recuou 0,4 ponto percentual, atingindo 78,2%. O dado reforça a tendência de queda observada desde abril de 2024 e evidencia o impacto da política monetária restritiva sobre o setor.
Apesar da perda de tração nos últimos meses, a indústria ainda opera em um patamar elevado quando comparado ao desempenho de 2024. No acumulado de janeiro a julho, houve avanços no faturamento real (+5,1%), nas horas trabalhadas (+2,5%) e no emprego (+2,3%), frente ao mesmo período do ano anterior.
A especialista em Políticas e Indústria da CNI, Larissa Nocko, aponta que: “O faturamento real da indústria de transformação permaneceu estável nessa passagem de junho para julho, o emprego, o número de horas trabalhadas na produção, a massa salarial e o rendimento médio dos trabalhadores, todos esses mostraram estabilidade. Já o nível de utilização da capacidade instalada (UCI) teve uma variação, mas negativa, e aconteceu tanto na passagem de junho para julho quanto na comparação de julho de 2024 e 2025.”.
Portal da Indústria





Comentários